Ser líder sem deixar de ser gente

Venho a algum tempo procurando aprimorar em relação a liderança.
Como as coisas estão mudando cada vez mais rápidas, em nosso dia-a-dia quem é que não se depara com diversas escolhas que devem ser tomadas, com a responsabilidade de decidir representando outras pessoas?! Se você passa por isso, parabéns! Você é um líder!
O grande líder, tem a facilidade de envolver as pessoas. Suas atitudes devem visar primeiramente o seu grupo, e na maioria das vezes se colocar em segundo lugar.
Jamais deverá assumir uma postura de dono da verdade, ao contrário, deve manter um constante espírito de busca e aprendizado. Um bom líder é aquele que esta sempre buscando aprender, seja lá onde for, ou com quem for.
Esse tipo de comportamento incentiva o seu grupo a querer buscar cada vez mais melhorias. Pois o exemplo (modelo) não parte do grupo para o líder, mas sim do líder para o grupo.
Um bom exemplo seria uma empresa, onde os funcionários passam a ser o reflexo das pessoas que estão a cima. Por isso o bom exemplo deve começar do cima (líder).
Quando o líder compartilha com o seu grupo o seu desejo (seja ele para a empresa, família, sociedade), é que da inicio a força propulsora que ira projetar todo os envolvidos para a concretização desse ideal.

Por isso é tão importante estar sempre  se perguntando: – O que eu quero para mim e para as pessoas? Quando não se sabe responder essa pergunta, o seu grupo começa a se perder, vivendo por viver, trabalhando por trabalhar. E acompanhado desse “estado”, começa a surgir criticas sobre a liderança e desmotivação. Fatores cruciais para atrapalhar o seu grupo.
Renovação

Um grande líder necessita estar buscando aprimorarseus conhecimentos. Ele não deve virar um escravo e esquecer todo o restante. Mas necessita ter a vontade e saber como buscar informações quando precisar.Descobrir novas formas, entender novos meios, se reciclar!

Estar sempre atendo a formação de um sucessor, pois a sua evolução depende desse fator.

Nesse ponto a humildade vai destacar o grande líder, pois ele não se enquadra nos moldes de “ser isolado” ou “inalcansável”, e revela cada vez mais um ladoamigo e companheiro.

Alegria no seu dia

Já notaram que em lugares onde as pessoas são alegres, as coisas fluem melhor?!
Isso acontece porque a alegria é o estado natural do ser humano, e por isso, ele só consegue trabalhar realmente bem quando encontra essa alegria.
E onde fica o líder nesse caso? Simples! Ele precisa ser o fiscal da alegria. Estar sempre procurando promover a felicidade para o seu grupo.
Não é questão de interesse, dar algo em troca esperando um retorno (eu te ajudo se me ajudar), porque isso é comum de se encontrar. O grande líder deve ser diferente, deve ser um condutor de felicidade, realmente se importar com as pessoas. Dessa forma, sua sinceridade tocará a fundo o coração do seu grupo, resultado em grande satisfação e empenho dos liderados.
Como a felicidade é contagiante, os liderados conseguiram passar a diante. Se for na empresa por exemplo, os funcionários quando estão felizes, conseguem transmitir esse estado até mesmo aoatender o telefone de um cliente nervoso. As visitas, o contato se tornam mais simples, pois foge do padrão, do excesso de formalidade, do manual de conduta, e passa a ser utilizado um tratamento mais pessoal e humano.

Isso é se importar realmente com o seu cliente, desejar a satisfação de forma pura e sincera.
Como incentivar o meu grupo?

As pessoas necessitam de reconhecimento e aceitação.
Reconhecimento ao meu ver é a junção de varias coisas, passando desde a parte financeira até chegar ao estado de ter o seu trabalho, empenho e esforço valorizado.
Eu sempre parti do princípio de não trabalhar visando dinheiro, pois acredito que não é o principal. Só que é necessário entender que precisa existir o bom senso. O líder necessita estar atento a isso, para poder estar sempre respondendo a altura do seu grupo.
Ele deve sempre estar parabenizando o bom cumprimento dos objetivos, para demonstrar que esta ciente do empenho das pessoas. Só ficar na condição de “Eu sei, mas não vou falar” ou “Eu estou vendo mas não preciso dizer” gera uma distância muito grande entre os liderados para o líder, gerando forte ingratidãoe sensação de descaso.
Procure fazer o melhor para o seu grupo. Se for no trabalho, transforme esse grupo em família, assumindo um comportamento bem mais caloroso e humano.

Comece Já!

Não deixe para amanhã! Inicie hoje sua mudança!
Abandone a teoria, arregace suas mangas e coloque em prática sua vontades!

 
Grande abraço e muito obrigado!
Esse artigo foi baseado no estudo que ando fazendo da palestra do Rev. Watanabe, na Revista Izunome.

“Aquele que consegue encontrar uma solução harmônica
para qualquer problema é amado e respeitado por todos”
Meishu Sama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *